Avançar para o conteúdo

Mania de Estalar o Pescoço Pode Causar Acidente Vascular Cerebral

specialistas têm alertado sobre um preocupante hábito que pode levar a um grave problema de saúde: a mania de estalar o pescoço.

Estudos mostram que cerca de 25% dos casos de acidente vascular cerebral (AVC) em pessoas com menos de 40 anos estão relacionados a essa prática aparentemente inofensiva. Isso porque o ato de estalar o pescoço pode causar uma dissecção (rasgadura) da artéria que leva o sangue ao cérebro.

O neurologista Tarso Adoni explica que esse movimento brusco na região do pescoço pode danificar a artéria, comprometendo o fluxo sanguíneo para o cérebro e desencadeando um AVC. Essa complicação é particularmente preocupante em indivíduos mais jovens, que normalmente não estão no grupo de risco para AVC.

Roberto Bleir, presidente da Associação Brasileira de Quiropraxia, ressalta que muitas pessoas buscam esse alívio da tensão no pescoço, sem saber os riscos que correm. Diferente de um profissional qualificado, como um quiropraxista, que realiza um ajuste articular de forma segura, a pessoa leiga pode acabar causando mais problemas do que soluções.

Especialistas alertam que, mesmo que o ato de estalar o pescoço pareça inofensivo e até traga uma sensação de alívio momentâneo, essa prática deve ser evitada, principalmente se realizada de forma repetida e não supervisionada por um profissional da saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *