Avançar para o conteúdo

Veja o que a diabetes pode causar

A diabetes é uma condição médica crônica que pode afetar diversas partes do corpo, incluindo as unhas. Embora muitas vezes não seja a primeira preocupação para quem tem diabetes, as alterações nas unhas podem ser um sinal importante de que algo está errado.

As pessoas com diabetes estão em maior risco de desenvolver várias condições que afetam as unhas, incluindo:

  1. Infecções fúngicas nas unhas (onicomicose): A diabetes pode comprometer o sistema imunológico, tornando as pessoas mais suscetíveis a infecções fúngicas nas unhas. Essas infecções podem causar mudanças na cor, textura e espessura das unhas, além de torná-las quebradiças e frágeis.
  2. Onicólise: A onicólise é uma condição na qual a unha se separa do leito ungueal. Nas pessoas com diabetes, a onicólise pode ser causada por níveis elevados de glicose no sangue, lesões nos pés ou infecções fúngicas. Isso pode resultar em uma unha solta, descolorida e propensa a infecções.
  3. Unhas amareladas: O diabetes pode causar alterações na circulação sanguínea e no sistema linfático, o que pode levar a uma diminuição do suprimento de sangue para as unhas. Isso pode resultar em unhas amareladas devido ao acúmulo de células mortas e detritos sob as unhas.
  4. Unhas quebradiças e frágeis: A neuropatia periférica, uma complicação comum do diabetes, pode afetar os nervos dos pés e das mãos, incluindo os que estão envolvidos no crescimento e na saúde das unhas. Isso pode levar ao desenvolvimento de unhas quebradiças e frágeis que se tornam mais suscetíveis a danos e infecções.
  5. Paroníquia: A paroníquia é uma infecção ao redor das unhas que pode ocorrer em pessoas com diabetes devido a alterações na circulação sanguínea e no sistema imunológico. Esta condição pode causar dor, inchaço, vermelhidão e pus ao redor das unhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *