Avançar para o conteúdo

Agasalhar Demais Bebês Pode Causar Febre e Desidratação, Alertam Médicos

Os pais, em sua preocupação de proteger os bebês, muitas vezes podem cometer excessos ao agasalhá-los. No entanto, segundo especialistas, esse hábito pode trazer consequências negativas, como febre e desidratação.

O médico pediatra e homeopata Dr. Yechiel Moises Chencinski alerta que a febre é um dos principais sintomas causados pelo excesso de aquecimento do bebê. Ele explica que muitos dos chamados que recebe na madrugada com queixas de febre se resolvem simplesmente removendo algumas peças de roupa do bebê.

A recomendação é que, ao perceber a febre, a mãe retire itens como luvas, touca e cobertores grossos. Após 20 a 30 minutos, é importante verificar novamente a temperatura da criança. Se ela voltar ao normal, provavelmente o problema era apenas o excesso de agasalhos.

O médico ressalta que é preciso tomar cuidado ao retirar as roupas, pois a mudança brusca de temperatura pode levar a um resfriamento rápido do bebê. Portanto, é importante fazê-lo no quarto, sem abrir as janelas.

Além da febre, o dermatologista Ana Lúcia Recio explica que o superaquecimento também pode causar outros problemas, como a aparição de brotoejas no corpo do bebê. Isso porque a pele não consegue eliminar a umidade adequadamente, levando a inflamações.

Especialistas alertam que, embora os recém-nascidos precisem de atenção especial, não se deve ultrapassar os limites razoáveis no aquecimento. O sistema termorregulador do bebê ainda está se adaptando, e superaquecê-lo pode prejudicar seu funcionamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *