Avançar para o conteúdo

Alerta sobre Surto da Doença Mão-Pé-Boca em Creches e Escolas

Um vírus contagioso está causando um surto preocupante da chamada “Doença Mão-Pé-Boca” em creches e pré-escolas. Pais e responsáveis precisam ficar atentos aos sintomas, que podem ser confundidos com alergia, mas requerem cuidados especiais.

A Doença Mão-Pé-Boca provoca febre, falta de apetite, dor de garganta e de cabeça. O pior são as bolhas dolorosas que surgem nos pés, mãos e cabeça, causando coceira intensa. Além disso, as crianças sofrem com a dor.

Por ser altamente contagiosa, a orientação é redobrar a higiene e evitar compartilhar objetos, como brinquedos, utensílios e roupas. O contágio acontece principalmente pelas secreções das feridas e pelas vias respiratórias.

Infelizmente, ainda não existe uma vacina para prevenir essa doença. O Ministério da Saúde pede que pais mantenham as crianças doentes em casa e os funcionários de creches redobrem os cuidados na troca de fraldas.

O médico Drauzio Varela alerta para o risco de desidratação, que pode piorar o quadro de saúde das crianças. Por isso, é essencial ficar atento aos sintomas e buscar atendimento médico quando necessário.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *