Avançar para o conteúdo

Americano com Morte Cerebral Declarada ‘Vive’ Há Mais de um Mês com Rim de Porco

Este é um caso médico extraordinário e inovador. Um homem americano de 57 anos, declarado com morte cerebral devido a complicações de um câncer não diagnosticado, está sendo mantido vivo com um rim de porco transplantado.

Após a declaração de morte cerebral, em 14 de julho, os cirurgiões do NYU Langone Health Medical Center prepararam-se para realizar o transplante deste rim de porco geneticamente modificado no paciente, Maurice “Mo” Miller.

De acordo com o relato, o órgão está funcionando normalmente há mais de um mês, sendo considerado um marco no progresso dos estudos sobre xenotransplantes – o transplante de órgãos de animais em humanos.

Segundo os médicos, o rim do porco está se saindo melhor do que um rim humano no paciente. Logo após o procedimento, o paciente começou a produzir urina normalmente.

Este caso visa avançar nas pesquisas sobre a escassez de órgãos humanos disponíveis para transplante. Embora experimentos anteriores de xenotransplantes tenham apresentado falhas, este caso de um paciente declarado com morte cerebral pode fornecer lições importantes para tentativas futuras.

Vale ressaltar que há diferenças significativas entre um paciente vivo e outro declarado com morte cerebral, o que pode gerar respostas fisiológicas distintas. O Dr. Muhammad Mohiuddin, de Maryland, alerta para a necessidade de cautela nesse tipo de experimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *