Os lenços umedecidos são itens muito utilizados diariamente, principalmente por quem tem bebês e idosos em casa. Esses produtos são esperados como livres de bactérias, porém, notícias recentes trouxeram preocupações.
Nesta quarta-feira, 17 de setembro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou o recolhimento de dois lotes de lenços umedecidos da marca Kimberly-Clark, uma fabricante reconhecida pela qualidade de seus produtos. Nesses lotes, foi encontrado o micro-organismo Enterobacter gergoviae.
Segundo a própria fabricante, esse micro-organismo não representa risco para pessoas saudáveis, mas pode ser perigoso para aqueles com o sistema imunológico enfraquecido, causando problemas de saúde. Por esse motivo, os lotes contaminados tiveram que ser retirados do mercado, pois não é possível saber quem irá utilizá-los, inclusive para higiene de bebês, que são mais sensíveis.
Os lotes recolhidos foram o 024/2019 da marca Baby Wipes e o 219/2019 da marca Huggies Max Clean. Apenas esses lotes específicos foram retirados, uma vez que os demais ainda não haviam sido enviados para venda.
A Kimberly-Clark, de forma proativa, solicitou o recolhimento desses produtos, priorizando a saúde dos consumidores em relação aos seus interesses comerciais. Essa atitude é valorizada pelos consumidores, que esperam que as empresas ajam de maneira responsável quando identificam problemas em seus produtos.