Muitas pessoas têm o hábito de ter plantas em casa, seja por embelezar o ambiente ou mesmo por seus benefícios medicinais. No entanto, é fundamental estar atento, pois algumas espécies vegetais podem representar sérios riscos à saúde.
Vamos destacar 5 plantas perigosas que você deve ficar de olho se as tiver em casa:
- Alamanda:
Esta planta de flores amareladas e folhagem densa é muito comum em muros e calçadas. Apesar de sua beleza, a alamanda possui substâncias tóxicas que podem causar distúrbios intestinais graves, podendo até levar à morte se ingerida. - Comigo-Ninguém-Pode:
Essa planta, de folhas verdes e flores brancas, é extremamente tóxica. O contato com sua seiva ou a ingestão de suas partes podem causar desde irritações na pele até envenenamento. - Espirradeira:
Também conhecida como “oleandro”, essa planta de floração vistosa é altamente venenosa. Todas as suas partes, inclusive as flores, contêm substâncias cardiotóxicas que podem ser fatais se ingeridas. - Copo-de-Leite:
Essa é uma das plantas mais comuns em lares brasileiros. Entretanto, seu látex é extremamente irritante e pode causar queimaduras na pele e nos olhos. - Lírio-da-Paz:
Apesar do nome acolhedor, essa planta é tóxica. Sua ingestão, mesmo em pequenas quantidades, pode provocar sintomas graves, como náuseas, vômitos e diarreia.
Se você tem alguma dessas plantas em casa, o melhor é removê-las imediatamente, principalmente se houver crianças ou animais de estimação no ambiente. Evite riscos desnecessários e mantenha sua família segura.