Você já percebeu que mulheres grávidas mudam seu comportamento quando estão próximas ao parto?
Essa mudança está diretamente relacionada às alterações hormonais que ocorrem durante toda a gestação. No entanto, algo peculiar acontece quando a futura mamãe chega aos 9 meses de gravidez: ela repentinamente sente uma vontade inexplicável de arrumar a casa.
Apesar de não ser aconselhável fazer grandes faxinas nesse estágio da gravidez, algumas mulheres sentem uma disposição absurda para limpar vidros, organizar armários e deixar tudo impecável, mais do que o habitual.
Os futuros papais não precisam se surpreender; na verdade, é hora de ficar atentos, pois o bebê está mais próximo do que se imagina.
Estudos científicos confirmam que esse desejo repentino de arrumar a casa quando a grávida chega aos nove meses de gestação é um fenômeno ainda não totalmente compreendido. O cérebro parece reconhecer a necessidade de preparar o ambiente para a chegada do filho, e na maioria dos casos, o bebê é do sexo masculino.
De forma inconsciente, a mãe sente a necessidade de deixar tudo pronto para a chegada do filho que está prestes a nascer. Mesmo que ela não apresente nenhum sintoma iminente de trabalho de parto, seu organismo já está se preparando para as horas que faltam.
Embora algumas mulheres não sintam nada de diferente e o dia transcorra como qualquer outro, é possível que a bolsa estoure e elas se dirijam à maternidade para dar à luz logo em seguida. Não há uma regra definitiva, mas a observação de que a vontade de arrumar a casa se intensifica no final da gestação se tornou tão evidente que provocou a realização de estudos para investigar a recorrência desse fenômeno, conhecido como “síndrome do ninho arrumado”.
Assim como os animais preparam seus ninhos para receber os filhotes, o ser humano também manifesta esse instinto de preparar o ambiente para a chegada do bebê. A sensação de que o momento do parto está próximo motiva o desejo de limpar e organizar cada cantinho da casa.