A cantora Jojo Todynho surpreendeu seus fãs ao realizar uma cirurgia bariátrica na última terça-feira (8/8). Ela tem demonstrado cada vez mais interesse em adotar um estilo de vida mais saudável, com atividade física, alimentação balanceada e agora, a cirurgia.
De acordo com o médico Antonio Carlos Valezi, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), a cirurgia bariátrica não é apenas uma questão de estética, mas sim uma questão de saúde. Ela é indicada para pessoas que não tiveram êxito no tratamento clínico da obesidade, com medicamentos, dieta e exercícios.
O especialista explica que o paciente deve ter um IMC (Índice de Massa Corporal) elevado e, preferencialmente, idade até 40 anos. Acima dessa faixa etária, é recomendado tentar métodos não cirúrgicos antes de optar pela cirurgia.
Antes de realizar o procedimento, o paciente precisa passar por uma avaliação com profissionais como nutricionista, endocrinologista e psicólogo. Essa etapa é essencial, pois a cirurgia bariátrica exige um grande comprometimento do paciente com as mudanças de hábitos que ocorrerão.
O médico alerta que, mesmo após a cirurgia, o paciente pode voltar a ganhar peso se não seguir as orientações dos profissionais. Isso porque o organismo do obeso é “metabolicamente feito” para ter peso elevado, então é necessário uma adaptação completa a um novo estilo de vida.
No caso de Jojo Todynho, ela afirmou que o procedimento foi acompanhado por exames, acompanhamento psicológico e que irá compartilhar mais detalhes sobre essa trajetória com seus seguidores.