Vídeo no final do artigo!
O tamanho do bicho do pé, também conhecido como tungíase, pode variar dependendo do estágio do ciclo de vida da pulga-da-areia (Tunga penetrans) que o causa. Inicialmente, quando a pulga-da-areia penetra na pele humana, ela é praticamente invisível a olho nu, geralmente com menos de 1 milímetro de diâmetro. No entanto, à medida que a pulga-da-areia se instala e se alimenta do sangue humano, ela começa a crescer e se desenvolver dentro da pele.
Após alguns dias, o tamanho do bicho do pé pode aumentar significativamente, podendo chegar a 1 a 3 milímetros de diâmetro. Neste estágio, a pulga-da-areia já se encontra mais visível e é possível observar uma pequena protuberância na pele, muitas vezes acompanhada de coceira, dor e inflamação ao redor da área afetada.
À medida que a tungíase progride, o tamanho do bicho do pé pode continuar a crescer, atingindo até mesmo alguns milímetros de diâmetro. Nesse ponto, a pulga-da-areia pode ser claramente visível como um ponto escuro na pele, muitas vezes com uma pequena abertura central onde ela se alimenta e deposita seus ovos.